Planejamento

Para alguns motociclistas uma viagem começa já na fase de planejamento quando são escolhidos os locais a serem visitados , as atrações que merecem ser vistas , qual o caminho a seguir , que estradas devem ser evitadas . Com os recursos da Internet atuais é possível visualizar no computador as estradas que desejamos percorrer bem como ter uma visão dos locais por onde desejamos passar e com isso os prazeres da viagem começam muito antes de ligar a moto e colocá-la na estrada . Para facilitar a organização e possibilitar a leitura apenas dos ítens que despertem interesse , decidimos abordar separadamente cada um dos aspectos da fase de planejamento .

DURAÇÃO E ÉPOCA DA VIAGEM

Para aproveitar os dias de férias do motociclista , foi decidido que a viagem deveria durar de 21 a 23 dias e que a melhor época seria no mês de novembro por ser fora de temporada possibilitando obter menores preços de hospedagem e praias menos cheias . Também influiu nessa escolha o fato de que em novembro o verão ainda não começou de verdade e o inverno já se despediu possibilitando temperaturas mais amenas e possibilidade de tempo mais firme . 

ITINERÁRIO 

O primeiro pré-requisito foi fazer o caminho de volta diferente do caminho de ida e por isso foi decidido chegar ao litoral do Ceará através do interior ( principalmente sertão da Bahia e do Ceará  ) trilhando na sua maioria a BR 116 . No trecho de turismo praiano , foi acertado percorrer o litoral do nordeste conhecendo algumas de suas praias mais famosas começando em Jericoacoara no Ceará e descendo até Salvador na Bahia com paradas mais demoradas nos  locais de turismo . A volta propriamente dita começaria em Salvador e utilizaria a BR 101 para curtir o litoral até o Rio de Janeiro . 

PARADAS PARA PERNOITE E TURISMO

Com o itinerário definido o passo seguinte foi escolher quanto seria percorrido em cada dia , onde seriam os locais de pernoite e em que locais seriam feitas paradas mais demoradas para fazer turismo . Foi decidido que seriam feitas etapas mais longas na fase de ida e de volta para que houvesse mais tempo na fase de turismo . O decidido então foram pernoites na ida em Governador Valadares/MG ( 594 kms )  , Vitória da Conquista/BA (527 kms ) , Tucano/BA ( 558 kms ) e ICÓ/CE ( 567 kms ) .Em todas essas cidades foram verificados locais de hospedagem , facilidade de acesso e locais com interesse para visitação . A fase de turismo com permanência de um dia em cada local se iniciaria em Canoa Quebrada/CE ( 328 kms - foi escolhida para que a distância a ser percorrida no quinto dia da viagem não fosse muito grande ) e prosseguiria por Jericoacoara/CE ( 448 kms ) , Fortaleza/CE ( 295 kms ) , Natal/RN  ( 526 kms ) , Porto de Galinhas /PE ( 350 kms ) , Aracaju/SE ( 470 kms ) , Salvador/BA ( 322 kms ) , Arraial D'Ajuda/BA ( 562 kms ) . O local de pernoite para a volta seria Guarapari/ES ( 644 kms ) de onde seria feita a ultima etapa para o Rio de Janeiro .